top of page
Explore
Post: Bem-vindo

Música Popular Brasileira: Mais que um estilo musical, um jeito de "Ser"


ilustração:Howard Finster's


A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil, na década de 60, e como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. A MPB reflete um conjunto de ritmos, movimentos musicais e política já presentes no país, trazendo um novo conceito de “música nacional”.

A Música Popular Brasileira apareceu no cenário musical brasileiro logo após a explosão da Bossa Nova. Ela era vista pelos artistas como uma nova alternativa para a música nacional, mas seguindo alguns estilos tradicionais desse cenário.

Hoje em dia, outra geração de artistas representam a MPB: de Tiago Iorc, Maria Gadú, AnaVitória, a música popular brasileira segue tendo nomes importantes e fazendo barulho em festivais afora.


Muitos jovens, escolhem esse ritmo para começar a ingressar no universo da música, convidamos um jovem músico Gabriel Bizu, da cidade de Franca, interior de São Paulo, para falar da sua escolha em cantar esse ritmo que é muito mais que um estilo.

Por que a sua escolha da música popular brasileira?


Acho que pela influência do meu pai, diversidade rítmica e melódica, e representatividade da nossa cultura. Sempre fui muito brasileiro. Mas mais novo até uns 15 anos escutava uns rocks internacionais sim. Até hoje gosto de algumas coisas, jazz por exemplo.


O que a música representa para você?


Música pra mim é terapia, hobby e profissão, tudo ao mesmo tempo. Além de representar minha cultura e pensamentos também, não leio muitos livros, mas escuto muita música, e cada vez que se ouve é uma sacada diferente. A música marca épocas e dá forças pra seguir! Nunca parei de tocar profissionalmente, desde 2003. Mas sempre tive outro trabalho paralelo, pois como não dou aula e não estudei muita música, viver só de apresentações acaba ficando um pouco complicado.


Quando descobriu o amor pela música?


Desde criança já gostava de ver as rodas de seresta e samba nas festas da família. Gostava da percussão e quando parava virava aquela bagunça da molecada. Me lembro também que com uns 12 anos pegava fita cassete e ficava de ouvido na rádio, pra gravar as prediletas quando tocava, na época não tinha esse negócio de música digital.


Qual cantor não pode faltar na sua playlist?


Ah acho que não tem um predileto, mas não pode faltar Sérgio Sampaio, Gilberto Gil e Vinícius de Moraes, apenas pra citar algumas referências.

Quando começou a tocar?

Comecei a fazer aula de bateria com 13 anos, mas comecei a tocar profissionalmente aos 19.




Por: Jéssica Fonseca


Video: Gabriel Bizu

Música: Morro Velho de Milton Nascimento

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page