top of page
Explore
Post: Bem-vindo

Mães que deixam a carreira, para se dedicar aos filhos



Natália Anastácio e família

Ficar em casa e dedicar-se integralmente a maternidade, não é uma realidade para todas as mamães. Muitas precisam voltar a trabalhar, ou até mesmo se sentem prontas e optam a volta ao trabalho. Porém, aquelas que optam em ficar em casa e tem condições para isso, são muitas vezes vistas como se levassem uma vida tranquila e sem grandes preocupações. Mas a realidade, está bem longe disso.

Entre os inúmeros desafios da maternidade, um deles em sido cada vez mais frequente: mulheres que tomam a decisão de deixar o mercado de trabalho, principalmente durante o primeiro ano de vida do bebê.


Quando tomam essa decisão, muitas mamães, ainda temem sentirem-se frustradas, ou cobradas pela sociedade, e o maior receio é não conseguirem uma recolocação no mercado de trabalho. Ainda é muito comum, inclusive por outras mulheres, vejam com maus olhos uma mulher que abriu mão da carreira para dedicar-se aos filhos. Especialistas alertam para o erro em apontar a coragem e disponibilidade dessas mulheres a se afastar do mercado de trabalho a faz menos capaz de se reinserir.

A mamãe Natália Anastácio, é um exemplo, que decidir em “largar” a carreira para se dedicar a família, não é uma tarefa fácil, mas essencial para o momento que vive.


Quando decidiu dar uma pausa na carreira para se dedicar somente a maternidade?


Assim que voltei da minha primeira licença maternidade, voltei a trabalhar somente meio período, já achei mais difícil por ter q reduzir o horário de trabalho. E ao engravidar novamente, minha medica proibiu alguns procedimentos que poderiam ser prejudiciais ao bebe, então foi onde nãos estava mais compensando, e por ter um bebê em casa, queria dar a maior atenção a ele e curti antes que o segundo chegasse!


- Como era sua rotina quando trabalhava fora?


Antes de engravidar trabalhava de segunda a sábado das 7hs da manhã as 20hs da noite, enquanto eu estava aguentando eu atendia.

Já após o primeiro filho eu atendia meio período do meio dia as 18hs.


-O que você percebeu que mais mudou na relação com os seus filhos quando parou de trabalhar fora?


A aproximação, estar com eles o dia tudo, participar de tudo que acontece, cuidar de tudo da rotina deles, dar banho, comidinhas, brincadeiras.


-O apoio da família foi fundamental?


Sim, meu esposo sempre me ajudou e está muito presente na nossa rotina maternal, tenho muita ajuda da minha mãe quando solicitado! Mais confesso q eu e meu esposo só pedimos ajuda em último caso.


- Você sente que a sociedade ainda recrimina de alguma forma a mãe que decide trabalhar fora, ou deixar o emprego?


Sim, muito. Existe muito preconceito e ingratidão. Muitas pessoas julgam a mãe que fica em casa com os filhos de que não faz nada, não agrega em nada. E essa fase na vida da criança é muito importante para o crescimento. As memorias efetivas são muito importantes na fase de crescimento e aprendizado.


-Você pretende voltar a trabalhar fora, quando os seus filhos estiverem maiores?


Sim! Amo o que eu faço e sempre estou estudando, atualizando e buscando novidades para não ficar por fora do mercado! E o que me faz mais feliz é estar na minha clinica junto com as minhas clientes, cuidando delas e devolvendo a auto estima!


Por: Jéssica Fonseca


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page