top of page
Explore
Post: Bem-vindo

Como funciona o algorítimo do Instagram?


O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, atingindo mais de 1 bilhão de usuários ativos. Ter compreensão de como o algoritmo do Instagram funciona é regra básica para um melhor desempenho dentro do marketing digital. Até por volta de 2016, a ordem era muito simples: cronologia. No entanto, partindo do princípio do foco em uma melhor experiência para o usuário, as regras do jogo foram mudadas. Fazendo com que diversas empresas sentissem o impacto.

Nos últimos anos, esta que é uma das maiores redes sociais do mundo sofreu algumas alterações. Não só na apresentação do feed para os usuários, mas em melhorias e recursos. Podemos considerar que são três redes sociais dentro de uma. O Instagram oferece o feed, os Stories e o IGTV. Cada um com suas particularidades e recursos próprios.

A maior das mudanças interfere justamente no engajamento e visualização pelos seus seguidores. A ordem de apresentação deixou de ser a cronológica. A rede social começou a pensar sobre a experiência do usuário, assim como o Google, por exemplo. A queda no alcance e a perda de público são exemplos do impacto do novo algoritmo. A estratégia precisa ser mudada.

Não há como deixar de lado essa nova proposta. Uma vez que o Instagram possui 66 milhões de usuários ativos somente no Brasil, segundo dados do Statista. Ocupando o segundo lugar de participação mundial, as empresas veem na plataforma uma grande oportunidade.

Este artigo foi idealizado justamente para apresentar como o algoritmo do Instagram funciona atualmente. Queremos ajudá-lo a criar uma boa estratégia, garantindo bons resultados.

Acompanhe!

Algoritmo do Instagram: quais as últimas mudanças?

Se antes os posts eram apresentados na ordem de postagem cronológica. Atualmente, o algoritmo do Instagram leva em conta os posts que apresentam maior relevância para a experiência do usuário.

A regra do algoritmo é muito simples, na verdade. O Instagram tem como foco que o usuário encontre o que tem maior interesse ou desejo com prioridade. A teoria é muito clara, mas como funciona na prática?

A partir de então, os algoritmos do Instagram trabalham com três princípios básicos:

  • Temporalidade

A cronologia da postagem não é mais a única regra utilizada. No entanto, ainda contribui dentro do algoritmo. A temporalidade ainda é um aspecto importante, uma vez que conteúdos recentes tendem a ser mais relevantes.

Apesar de não mais aparecem na ordem de postagem das mais recentes para menos recentes. Ainda segue uma lógica de temporalidade, fazendo parte de um dos critérios do algoritmo.

A frequência das postagens é muito importante para esse princípio. No entanto, é bom ter o cuidado que quantidade não é igual a qualidade. A relevância do conteúdo é essencial para o melhor ranqueamento.

  • Engajamento

O engajamento é o segundo critério para relevância da postagem. Quanto maior o engajamento de seus seguidores, maior o potencial para engajar com mais pessoas. Quando falamos de engajamento, estamos nos referindo a curtidas, comentários e postagens salvas. O algoritmo entende que aquele conteúdo apresenta relevância aos usuários.

Ainda melhor se unir o engajamento com a temporalidade. O que isso significa? Um post receber um alto número de engajamento nas primeiras horas de postagem.

O algoritmo ainda considera outros meios para determinar o engajamento como:

  • O tempo de visualização de um stories ou vídeo;

  • Tempo gasto em um post;

  • As marcações realizadas pelos usuários;

  • Envio da postagem via direct;

  • Visitação em postagens anteriores.

Podemos colocar também que os stories possui um algoritmo a parte. Uma vez que o fato de clicar nos stories já remete a uma ação de escolha. Sendo a visualização um dos pontos considerados de engajamento. Leva-se em conta o tempo em que o usuário permanece assistindo, a taxa de rejeição e repetição. Além das interações dos recursos interativos.

  • Relacionamento

Os relacionamentos com os usuários e com as marcas também fazem parte dos princípios do algoritmo. Com isso, os posts de amigos mais próximos e das marcas de maior interesse aparecem como prioridade no feed.

O Instagram analisa as interações dos usuários para compreender suas preferências. Com isso, apresenta as postagens de maior relevância, promovendo uma melhor experiência. A análise parte dos comentários, das buscas realizadas e os compartilhamentos. Por esta razão, o bom relacionamento com seu público é um dos pontos essenciais na plataforma digital.


Boas ações para o algoritmo do Instagram



Compreendendo os principais princípios do algoritmo já é possível ter um melhor proveito em sua estratégia. Muito longe de realizar artimanhas, é preciso um planejamento estratégico e boas ações para melhorar o ranqueamento em 2020. Entenda que a plataforma sempre irá buscar a melhor experiência de seu usuário.

Isso porque o Instagram ganha pelos anúncios, se os usuários não estiverem satisfeitos, logo, irão abandonar a rede social. Com isso, a plataforma perde os seus anunciantes. Então, fique atento para um trabalho em conjunto. Quer saber as boas ações para melhorar o ranqueamento?

  • Realize as postagens nos melhores horários. Ou seja, quando os seus seguidores acessam a plataforma;

  • Entenda a preferência de seu público e ofereça conteúdos de qualidade. Com o intuito de gerar um relacionamento duradouro;

  • Crie postagens que os usuários queiram compartilhar, despertando o desejo;

  • Desenvolva sua identidade visual;

  • Tenha um conteúdo com imagens de qualidade;

  • Tenha presença nos Stories com conteúdos interativos (enquetes e perguntas);

  • Realize lives para interação com seus seguidores;

  • Otimize as hashtags;

  • Invista em anúncios, eles são importantes para melhorar o engajamento.

A estratégia deve levar em conta, principalmente, o engajamento e o relacionamento com o público. Mantenha a interação e crie postagens criativas capazes de atrair o seu público. Incentive a interação e responda a seus seguidores.


Fonte: Vitor Hugo Ferreira


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page